Prefácio

O Yoga tem uma história ancestral. Apesar de muitas pessoas lembrarem mais da parte material, nesta obra também encontrarás uma parte espiritual. Verás o significado da palavra ‘Yoga’ ao longo de tua leitura. Logo compreenderás, pois é uma experiência pura. A confusão pertence ao leigo que, ignorante por estar distante, apenas julga. Ele pergunta se é uma religião ou um tipo de exercício. Eu te digo que se engana quem tem o olhar fixo, pois é uma ciência de experiência sublime, não um mero ofício. Compreender dessa maneira é difícil? É por causa do olhar ocidental que vê Deus como uma questão de crença, só isso. Para os mestres, é questão de método que oriente, sem nenhum feitiço. 
Qualquer um pode praticar, levando em conta os princípios. A corda não deve muito se apertar, pois será estourada já de início. Desenvolver a firmeza e a flexibilidade é o nosso primeiro objetivo. Para tanto, existem os āsanas, alguns dos quais apresentados neste livro. Executa as posições para ter paz interior. Vence o desconforto e a dor. Mas se persistir o incômodo, vem mais devagarzinho, em ti mesmo encontrarás o teu caminho. Respeita os limites de hoje, planta novas possibilidades para o amanhã. Treina todos os dias e terás uma vida sã.

A disciplina é um hábito ao alcance de todos; mesmo um lobo prematuramente envelhecido, com o seu corpo todo rígido, poderá ser flexível de novo. Conto-te essa estória com amor e carinho, espero que aprendas com os três porquinhos. Na Índia ou em qualquer lugar, haverás de encontrar jóias pelo caminho. 
Sou grato a todos que me auxiliam nessa obra e especialmente à minha família, pois esta me inspira a escrever tais linhas. Somos um tanto de gente condensada numa pequena barquinha. Espero que este livro seja útil às pessoas, como um ingrediente, a exemplo da farinha. Mistura a prática do yoga na tua vida e sê feliz na senda em que tu caminhas. Resplandecendo os teus sonhos, encontrarás tesouros que nem imaginavas que antes tinhas. Prepara um bolo especial com essa farinha, percebe como é bom estar nessa cozinha. Tempera o banquete real que a todo bem aninha. Vem ser coroado com a paz vindoura que nos anima! Luz, amor e união são dádivas divinas.